quinta-feira, 7 de agosto de 2008

REVISTA FEIRA HQ Nº 02

Em maio de 2007, durante a 8ª Feira HQ foi lançada a edição nº 01 da revista também intitulada “Feira HQ”. Esta revista, aprovada pela Lei A. Tito Filho, trazia publicações de artistas premiados durante três eventos organizados pelo Núcleo de Quadrinhos do Piauí: o Teresina HQ Festival (2004), 6ª e 7ª Feira HQ (2004 e 2005). Haviam seis histórias em quadrinhos e nove ilustrações publicadas.

Agora chega às bancas a segunda edição da revista, com os trabalhos premiados durante a 8º Feira HQ. São três histórias e três ilustrações, além do edital / regulamento para os interessados participarem da 9ª Feira HQ, que acontecerá de 18 a 26 de setembro de 2008.

As duas revistas chegam às bancas do Estado na segunda, dia 04 de agosto de 2008. A Feira HQ nº 01 por apenas R$ 1,00 e a nº 02 por R$ 1,50.


9ª FEIRA HQ

O Núcleo de Quadrinhos do Piauí realiza desde 1999, a Feira HQ, evento que reúne fãs, colecionadores e produtores de histórias em quadrinhos de todo o Estado. Inicialmente, o evento aconteceu no shopping Riverside Walk, atraindo grande atenção da mídia e público em geral. No ano seguinte a Feira HQ passou a ser realizada na Casa da Cultura, de onde não saiu mais e se tornou importante na agenda cultural da Fundação Monsenhor Chaves, que colocou a Feira HQ em seu calendário oficial de atividades em 2005 e 2006.

Na Feira HQ há exposição de desenhos, exibição de filmes e mesas de jogos, além de oficinas, palestras e venda de revistas piauienses. É a Feira HQ que permite ao Núcleo de Quadrinhos do Piauí produzir, premiar, capacitar e publicar artistas.

Por três vezes consecutiva, o projeto da Feira HQ foi aprovado pelo Programa BNB de Apoio à Cultura. Além disto, o trabalho do Núcleo possibilitou a aprovação de dois projetos na Lei A. Tito Filho de apoio à cultura, que são a Revista Feira HQ, coletânea dos desenhos premiados e a reedição especial de 30 anos de Humor Sangrento (primeira revista em quadrinhos editada no Piauí, em 1977), títulos que foram lançados durante a 8ª Feira HQ e que prestigiam uma dúzia de novos talentos no Estado e o merecido trabalho pioneiro de Arnaldo Albuquerque em Teresina.

Nesta nona edição da Feira HQ, que acontecerá de 18 a 26 de setembro de 2008, o evento acontecerá no Clube dos Diários. Este ano, novamente aprovada pelo Programa BNB de Apoio à Cultura, o evento reúne acervo de desenhos de artistas de todo o Piauí e de outros Estados brasileiros, estimula a produção e a discussão a respeito do assunto e incentiva a criação de um mercado movimentado por quadrinhistas locais.

A exposição competitiva atinge quatro categorias, sendo uma deles uma categoria inovadora: História em Quadrinhos, Quadrinho Virtual, Ilustração e Fanzines. As inscrições estão abertas, podendo ser feitas até o dia 31 de agosto.