segunda-feira, 28 de maio de 2012

Convidados da 12ª Feira HQ

CONVIDADOS PARA A 12ª FEIRA HQ E 4º SEMINÁRIO DE QUADRINHOS DO PIAUÍ REALIZAÇÃO: 26 a 29 de JULHO de 2102
LOCAL: THEATRO 4 DE SETEMBRO E CLUBE DOS DIÁRIOS. TERESINA-PI.

Evento patrocinado pelo Programa BNB e BNDES de Apoio à Cultura


Nome: Daniel Brandão 
Profissão: Desenhista 
Cidade/ Estado de Origem: Fortaleza-CE
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Daniel Brandão descobriu seu caminho quando participou da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará. Lá publicou pela primeira vez na revista Pium, em 1995. Seu primeiro trabalho profissional foi com o Capitão Rapadura, criação do cartunista Mino. É o co-criador da revista independente Manicomics que faturou três prêmios HQ Mix. No ano 2000, Daniel estudou na Joe Kubert School, em Nova Jérsei. Lá, publicou na DC Comics e foi premiado pela Dark Horse. Fez diversos trabalhos para várias editoras e desenhou grandes personagens como Quarteto Fantástico e X-men em uma série de cards. Em 2009 foi um dos 50 artistas que participaram do projeto MSP 50 em homenagem a Mauricio de Sousa. Desde 1998 ministra aulas de desenho e quadrinhos no Estúdio Daniel Brandão de Quadrinhos e artes gráficas.







Nome: Élcio Sódré
Profissão: Dublador
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 28 e 29 de julho
Histórico: Élcio Sodré atua como dublador e diretor há mais de 20 anos, emprestando sua voz há vários personagens de desenhos animados, filmes e novelas. Entre os trabalhos mais conhecidos, Élcio consagrou-se como Shiryu de Dragão em Cavaleiros do Zodíaco e Issamu Minami do seriado japonês Black Kamen Rider. Em sucessos mais recentes, como Naruto, ele dubla o ninja Kakashi Hatake. Élcio dublou também atores como Jet Li e Sean Penn.





Nome: Sonia Bibe Luyten
Profissão: Professora
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: É Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Na Escola de Comunicações e Arte em 1972 iniciou o curso de Histórias em Quadrinhos, que permanece até hoje como pioneiro no mundo. De 1984 a 1999 ficou no exterior como professora convidada das Universidades de Estudos Estrangeiros de Osaka, Tóquio e Tsukuba, Japão, da Universidade Real de Utrecht, Holanda e Universidade de Poitiers, França. É autora dos livros Comunicação e Aculturação, O que é Histórias em Quadrinhos, Histórias em Quadrinhos – leitura crítica, Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses , Cultura Pop Japonesa: mangá e animê, capítulos em livros e centenas de artigos em jornais e em revistas. É colaboradora do site www.universohq.com. Foi Editora da Revista Quadreca e fundadora da Associação dos Amigos do Mangá na década de 1970, tornando-se ABRADEMI em 1984. Organizou em 1972 a primeira gibiteca e mangateca do Brasil na ECA/USP. Recebeu vários prêmios como: Troféu Romano Calise, na Itália, Prêmio HQ MIX, Prêmio MangaCom e Prêmio Angelo Agostini. Foi professora e Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos (2000- 2005). Foi Presidente do Troféu HQ MIX de 2008 a 2011.




Nome: Waldomiro Vergueiro 
Profissão: Professor
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde atua como professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Membro do Conselho Consultivo e colaborador dos periódicos especializados International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta, além de contribuir para as matérias dos sites Omelete e Pop Corn. Organizador do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.





Nome: Gonçalo Junior
Profissão: Jornalista e escritor
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 28 e 29 de julho
Histórico: Gonçalo Junior é jornalista, escritor e pesquisador nas áreas de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinhos. É autor de 19 livros. Iniciou a carreira de jornalista na década de 1980 como cartunista e roteirista de histórias em quadrinhos, além de produzir fanzines sobre o tema. Dentre eles, Quadrinhos Magazine (1984), Livre Cativeiro (1989) e Balloon (1991). Trabalhou nos jornais Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Hoje, Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo. Colaborou em importantes publicações como Playboy, Folha de S. Paulo, Bravo!, Entrelivros, Almanaque Abril, Trip, Revista Gol, Mais!, MAG, Dufry, Imprensa, A Tarde, Revista Izzo, Private Brokers, Revista Shopping Cidade Jardim, etc. Entre 2006 e 2010, editou desde o primeiro número a revista de cultura trimestral Personnalité, para clientes do Banco Itaú. Como escritor, ganhou três vezes o Troféu HQ Mix. O livro A guerra dos gibis foi escolhido o melhor livro teórico sobre quadrinhos em 2005.





Nome: Leonel Caldela
Profissão: Escritor
Cidade/ Estado de Origem: Porto Alegre – RS
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Leonel Caldela desde seus 13 anos joga RPG (Role Playing Game), sendo essa uma de suas inspirações que o levou a escrever. Antes de escrever para o cenário brasileiro Tormenta foi professor de inglês. Ao entrar na Editora Jambô, começou como tradutor, coisa que continua fazendo até hoje. Seu primeiro projeto “Solo” foi o livro “O Inimigo do Mundo”, o primeiro da Trilogia da Tormenta. Hoje já tem 5 livros lançados e pretende continuar nesse estilo de aventura, fantasia e ficção.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Novidades sobre a 12ª Feira HQ


12ª Feira HQ prorroga inscrições

O maior evento de quadrinhos e cultura pop do Piauí, patrocinado pelo BNB e BNDES, com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da FUNDAC e CCOM, está com as inscrições prorrogadas para garantir a partição de todos. Até o dia 22 de junho, desenhistas, roteiristas e todos os demais praticantes das categorias do edital da 12ª Feira HQ podem enviar seus trabalhos e disputar as premiadas colocações. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí: http://nucleodequadrinhos.org/.





4º Seminário de Quadrinhos abre chamada para trabalhos

Professores, estudantes e pesquisadores acadêmicos estão convidados a participarem do 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, que acontece dentro da 12ª Feira HQ, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho no Complexo Cultural Clube dos Diários em Teresina. A proposta do evento é discutir as Histórias em Quadrinhos do ponto de vista universitário, através da pesquisa e da produção científica. O edital está disponível no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí (http://nucleodequadrinhos.org/?page_id=55 ) e traz todas as informações para quem pretende participar como ouvinte ou como autor de artigo científico. A programação inclui exposições dos trabalhos produzidos, palestras e oficinas, com direito a certificado. Os convidados e as temáticas a serem debatidas serão anunciadas em breve.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Publicação do Termo Aditivo nº 1 ao Regulamento da 12º Feira HQ


O Núcleo de Quadrinhos, com o objetivo de eliminar quaisquer dúvidas ou interpretações divergente do Regulamento da 12ª Feira HQ, vem publicar:

ADITIVO Nº 1 AO REGULAMENTO DA 12ª FEIRA HQ.

DO CONCURSO DE COSPLAY

1. É terminantemente proibido o uso de quaisquer armas, armas brancas ou réplicas destas, mesmo coloridas, explosivos, inflamáveis, fogo ou quaisquer outros acessórios ou substância que apresentem algum risco, mesmo que mínimo.
1.1. Após o fim do prazo para apresentação da ficha do personagem e seus anexos, será feita análise, pela Comissão Julgadora, das descrições das apresentações contidas nas fichas. O participante, então, será informado se está restringindo as regras, para que, então, possa modificar sua apresentação, excluindo o que for contra o regulamento. Se o participante se recusar a efetuar a modificação referida, sua participação no concurso será vetada.
1.2. Durante a apresentação, mesmo tendo sido avisado, se o participante insistir em descumprir as regras, será imediatamente desclassificado e deverá se retirar do palco.
1.3. O participante não poderá portar os itens proibidos no espaço do evento durante toda a sua duração, sob pena de tê-los apreendidos e devolvidos somente ao final do evento

2. Nenhum participante perderá pontos no quesito "Fidelidade" se o personagem escolhido costumar portar armas. Sendo o uso de armas proibido, conforme item 16 do Regulamento e explicitado no item 1 deste Aditivo, o participante não será prejudicado na avaliação deste critério. Será levada em conta apenas a fidelidade da roupa, sendo as armas acessórios dispensáveis para a apresentação do candidato.
2.1. Para este quesito, os juízes serão instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.
2.2. Personagens inexistentes adaptados de personagens reais poderão perder pontos neste quesito, a critério dos julgadores, conforme a relação entre a versão criada e o personagem adaptado.

3. A bonificação de 10 pontos previstas no item 34, letra "d", do Regulamento será concedida a todos os participantes que fizerem cosplay de personagem originalmente criado para quaisquer histórias em quadrinhos, não importando, para isso, o tipo de HQ (comics, mangá, etc.). Personagens originalmente criados para video games, livros ou quaisquer outros, e posteriormente transformados em histórias em quadrinhos, não receberão a bonificação.