sábado, 30 de julho de 2011

Resultados da Reunião

E hoje, dia 30 de julho, às 16 h, realizamos nossa primeira reunião, conforme anunciado anteriormente aqui no blog, por e-mail e através de nossas redes sociais! Contamos com a presença de 16 associados, que buscaram se integrar e conhecer melhor uns aos outros, como forma de melhorar a atuação de cada um dentro do NQ e participar mais ativamente das atividades da associação. Tratamos da organização da 12ª Feira HQ, discutindo formas de buscar apoio para a realização do evento e, por outro lado, repensamos o papel até então desempenhado pelo NQ, de forma que foi discutido e proposto o seguinte:


AÇÕES DO NQ - NOVAS PROPOSTAS

1) NQ nas escolas

Destacou-se a necessidade de atuarmos junto a escolas, com o fim de promover as histórias em quadrinhos como incentivador da leitura e formar novos leitores e produtores de HQs, o que pode ser feito por meio de workshops e através do projeto "Quadrinho Itinerante", onde se levaria uma exposição móvel de trabalhos às escolas, além de uma gibiteca móvel.

2) Capacitação de professores

Projeto a ser elaborado, onde se proporá a capacitação de professores da rede pública de ensino a utilizar as HQs como instrumento de ensino.

3) NQ nas universidades

Com o intuito de promover um debate acadêmico e fortalecer o papel do NQ neste cenário, devemos nos empenhar para conseguir apoio, junto à universidades, para realizar atividades de extensão e pesquisa na área, além de buscar meios de editar uma publicação com estudos acadêmicos relacionados. Ressaltou-se, ainda, a necessidade de participar de eventos promovidos pelas universidades, como um evento de comunicação que será realizado em breve por uma faculdade, onde o quadrinho pode ser inserido.

4) SALIPI - 2012

Ampliar a participação do NQ no SALIPI como meta para o ano de 2012, a fim de conferir maior visibilidade às histórias em quadrinhos, ao NQ e aos quadrinhistas locais.

5) Ponto de cultura

Desenvolver ações que possam cumprir os requisitos necessários para que o NQ possa ser contemplado pelo projeto Ponto de Cultura, quando poderá receber recursos financeiros capazes de garantir suas atividades.

6) Gibiteca

Buscar meios de construir e manter uma gibiteca no Estado, a fim de estimular a leitura, pesquisa e o aperfeiçoamento dos associados e da comunidade.

7) Revistas informativas para distribuição

Foi sugerido que fossem confeccionadas revistas informativas/panfletos sobre temas relevantes para a sociedade, com o intuito de que o NQ desempenhe um papel social relevante, além de chamar a atenção do Poder Público para o uso das histórias em quadrinhos como instrumento de conscientização e promover o trabalho realizado pela Associação Núcleo de Quadrinhos do Piauí.

8) Expositores

Ressaltou-se a necessidade de que o NQ adquira expositores próprios, para que possa realizar suas atividades com maior eficiência e sem que, para tanto, realize maiores gastos.

9) Financiamento coletivo

Foi proposto que o NQ apresente projetos para sites destinados à captação de recursos por meio de doações feitas pelos usuários, como alternativa para a realização de alguns projetos propostos.

10) Blog do NQ

Foi destacada a importância de manter o blog sempre atualizado, além da construção de um site que divulgasse as ações do NQ.


Discutiram-se, ainda, detalhes do projeto da 12ª Feira HQ, a ser encaminhado para a obtenção de apoio para sua realização.

Por fim, foram definidos os temas do próximo encontro, que será realizado dia 27 de agosto deste ano, às 16h, no mesmo local - no Edifício Zé Carvalho, sala 204, localizado na Avenida Dom Severino, próximo do Posto 6 -, além de algumas ações que serão realizadas neste ínterim, como a participação do NQ no evento comemorativo do aniversário de Teresina, que ocorrerá neste mês de agosto.


TEMAS DOS ENCONTROS

1) Procurar escolas e verificar seus calendários acadêmicos, a fim de programar a exposição e gibiteca móveis.

2) Procurar formas de viabilizar a aquisição dos expositores.

3) Construção do site e manutenção das redes sociais.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reunião do NQ no sábado, dia 30 de julho!

Caros associados,

Convidamos todos a comparecer à primeira reunião do Núcleo de Quadrinhos do Piauí, a ser realizada no sábado, dia 30 de julho, às 16hs, no centro comercial da Avenida Dom Severino, em frente ao Posto 6, no bairro Jóquei. O encontro ocorrerá em uma sala cedida pelo colega Zorbba Igreja. Até a próxima semana, reforçaremos o endereço. Neste momento é importante a confirmação do maior número de participantes possíveis do Núcleo.

Para quem estiver indagando o motivo da reunião ou nomeação de primeira, explicamos: formalmente, queremos propor reuniões periódicas do Núcleo de Quadrinhos, a começar por esta data. Os objetivos iniciais são:
 Propor discussões temáticas sobre quadrinhos a cada encontro;
 Atribuições do Núcleo de Quadrinhos do Piauí (afinal, a Feira HQ NÃO deve ser a única ocupação do grupo)
 Interação e integração entre os membros do Núcleo de Quadrinhos sejam convidados ou veteranos.

Podemos e queremos aumentar essa lista, mas o primeiro passo precisa ser dado. O Piauí ainda está muito aquém dos grandes pólos de quadrinhos do país, basta procurar na internet sobre gibicon, fiq, hqmix, dentre muitos outros. Trabalhar com quadrinhos por aqui é cansativo, não gera boa renda e tem muita ingratidão. E não apenas para os artistas. Mas apontar os problemas é muito fácil. A questão envolve debater soluções e trabalhar com elas, uma luta árdua e de longo prazo. Por isso, a colaboração e dedicação de todos são essenciais.

Claro que os quadrinhos não são a prioridade na vida de todos e por essa razão é que precisamos nos reunir e decidir no quanto, quando e como cada um pode contribuir com seu tempo e esforço. O núcleo pode mais, muito mais do que apenas se encarregar da Feira HQ, sua maior realização. O momento é difícil para o principal evento de cultura pop do estado, o que nos leva a esse momento de reflexão e decisão.

Aguardamos a confirmação de todos.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do Núcleo de Quadrinhos do Piauí.