segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Núcleo de Quadrinhos do Piauí

O NÚCLEO DE QUADRINHOS DO PIAUÍ (NQ)

O NQ começou a se organizar no início dos anos noventa. É realizado um evento anual desde 1999, todos com grande presença de público, lotando os corredores e as salas de exibição de vídeo ou de palestras ou oficinas, onde se realiza a Feira HQ, reunindo fãs, colecionadores e produtores de histórias em quadrinhos de todo o Estado.

Na Feira HQ há exposição de desenhos, exibição de filmes e mesas de jogos, além de oficinas, palestras e venda de revistas piauienses. É a Feira HQ que permite ao Núcleo de Quadrinhos do Piauí produzir, premiar, capacitar e publicar artistas de nível local e nacional. A Feira HQ reúne a nove anos um grande acervo de desenhos de artistas de nosso Estado, estimula a produção e a discussão a respeito do assunto.

Esta décima edição (marcada para acontecer em setembro) irá superar os anos anteriores, diversificando na exibição de vídeos, investindo mais em oficinas, convidando palestrantes de fora do Estado para o 2º Seminário de Quadrinhos do Piauí (2º SQP), além de premiar as melhores trabalhos nas mais diversas categorias: 01) Melhor História em Quadrinhos; 02) Melhor História em Quadrinhos Estilo Mangá; 03) Melhor Desenho para Quadrinhos; 04) Melhor Roteiro para Quadrinhos; 05) Melhor Ilustração; 06) Melhor Publicação Alternativa; 07) Melhor HQ Infanto-Juvenil; 08) Melhor Ilustração Infanto-Juvenil; 09) Melhor Cosplay.

O NQ pretende atingir todos os públicos que apreciam a conhecida nona arte, entretanto, nestes anos onde a cultura pop japonesa expande-se mundo à fora o NQ convida especialmente todos os fãs de mangá e animê (quadrinhos e desenhos animados japoneses) a participarem das categorias criadas especialmente para eles: Melhor História em Quadrinhos Estilo Mangá e Melhor Cosplay (categoria onde o fã fantasia-se de seu personagem favorito). Com essa iniciativa o NQ pretende também apresentar aos novos leitores de quadrinhos, surgidos nessa onda nipônica, toda a qualidade dos demais quadrinhos criados ao redor do mundo, inclusive os produzidos especialmente no Brasil e no Piauí.

Por quatro vezes consecutivas, o projeto da Feira HQ foi aprovado pelo Programa BNB de Apoio à Cultura. Além disto, o trabalho do Núcleo possibilitou a aprovação de dois projetos na Lei A. Tito Filho de apoio à cultura, que são a Revista Feira HQ, coletânea dos desenhos premiados e a Humor Sangrento, republicação da primeira revista em quadrinhos editada no Piauí, em 1977, títulos que foram lançados durante a 8ª Feira HQ e que prestigiam uma dúzia de novos talentos no Estado e o merecido trabalho pioneiro de Arnaldo Albuquerque em Teresina.

O NQ conta com a participação e o apoio do Grupo Cultural APICE (peça teatral Black Shit), do grupo THE Anime, que realiza um dos maiores eventos de animê da capital e da ARTE (Associação de RPG de Teresina) para tornar a 10ª edição do evento a melhor realizada até hoje.

10 comentários:

Zé Wellington disse...

É bom saber que o evento vai sair! Sou do Ceará e ano passado para participar do evento, quando não ouvi falar mais dele de jeito nenhum... Boa sorte dessa vez, moçada, e parabéns pela iniciativa!

Unknown disse...

Tivemos problemas ano passado... Atrasos, má divulgação... Queremos divulgar o máximo pelo Brasil todo e participação maciça dos estados vizinhos. Dá uma ajuda aí!

Anônimo disse...

gostaria de ser informada no meu orkut se possivel, e se vçs aceitam apresentações em grupo de cosplayer. meu orkut é lusiacarvalho@bol.com.br..arigato

Unknown disse...

Senhor anônimo. Sim, apresentações grupais são permitidas... Mas elas concorrem com as individuais.

Pâmela de Moura Amaral Fanelli disse...

Ola, gostaria de saber se duas pessoas podem participar juntas em um mesmo trabalho? meu email é pam_ange@hotmail.com.
obrigada

Bernardo Aurélio disse...

Caixa de Pandora,

Prefiro responder aqui. Sim. Duas pessoas podem dividir o mesmo trabalho. Sem problema. O que não está proibido no regulamento é permitido.

Pâmela de Moura Amaral Fanelli disse...

Valew pelo esclarecimento...

Lederly Mendonça disse...

Olá. Sou professor do Núcleo de Artes do SENAC Ceará. Descobri o evento através do site Universo HQ e prontamente já me dispus a divulgar em meu blog esta tão importante iniciativa. E vou mais além! Neste mês de março e até o começo de agosto, iniciaremos no SENAC uma nova turma do Curso de História em Quadrinhos. Pretendo divulgar a feira entre meus alunos e estimular a participação deles com os trabalhos produzidos durante o curso. Espere notícias nossas!

Grande abraço,
Lederly Mendonça
www.lederly.com.br

Bernardo Aurélio disse...

Valeu pela Ajuda na divulgação, Lederly! Agradecemos muito! Gostaríamos de poder participar mais diretamente nos estados vizinhos ao nosso(Maranhão e Ceará). Acho que podemos criar um cinturão de produção e circulação de material. Quando tiver algum evento por aí, manda um aviso com certa antecedência que a gente tenta ir aí, levar umas revistas e zines. Valeu!

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de saber se na categoria de Histórias em quadrinhos podem ser enviadas arte coloridas e com letreiros feitos por computador. Pois costumo fazer HQs dessa forma, sei que há a categoria quadrinho virtual que é exclusivamente feita nesse formato, mas pode ser feita na outra categoria ou toda a HQ tem que ser feita e colorida à mão?

Aguardo resposta.

Betir Lopes