quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HISTÓRIA DOS FANZINES PIAUIENSES

O Núcleo de Quadrinhos do Piauí irá apoiar a publicação de um livro de autoria de Bernardo Aurélio sobre a história dos Fanzines de quadrinhos no Piauí (recorte de 1999 a 2011). O autor está revendo todo o texto (que foi originalente publicado no Zine "PI") e muitos autores piauienses serão citados! Solicitamos a ajuda de todos para ajudarem com os custos de impressão.

Provavelmente o livro será grampeado, com capa colorida, muitas ilustrações e ficará com umas 52 páginas... Será feito um orçamento e uma arrecadação com todos os citados e interessados em ajudar a financia-lo.

Abaixo segue o resumo do artigo:

Resumo: O presente artigo apresenta e analisa os fanzines sobre quadrinhos produzidos no Piauí entre os anos de 1999 até 2011, quando foi acumulada uma quantidade significativa dessas revistas, em grande parte incentivados pelo evento Feira HQ, organizado pelo Núcleo de Quadrinhos do Piauí e que, inclusive, premiava essas publicações. O estudo parte das definições do termo “fanzine” e suas interpretações levantadas por estudiosos diversos, como Henrique Magahães, Gazy Andraus e Edgar Franco, que dividiu os tipos de fanzines em quatro categorias básicas que utilizamos aqui: linha tradicional, linha poético-filosófica, linha visceral-macabra e linha expressionista. Fanzines servem como laboratório e portfólio para a maioria dos envolvidos, e alguns fanzineiros que se auto-editaram há mais de 10 anos, hoje são profissionais trabalhando no mercado nacional ou internacional de quadrinhos.





4 comentários:

F.U.L.Ô. disse...

Aqui poderia entrar aquela idéia de arrecadação coletiva também, não?!

;)

A culpa é do Flamengo disse...

Sim sim! Vamos passar o chapéu mesmo!

NÚCLEO DE QUADRINHOS DO PIAUÍ disse...

Vamos fazer a arrecadação coletiva.. Só não sabemos ainda se será através de um site de "crouwdfunding" (acho q não é assim q se escreve) ou se faremos o famoso "livro de ouro"...

Anônimo disse...

Ні there would you mind letting me know ωhich hoѕting comрany you're working with? I'νe loaded your blog іn 3 cοmpletеlу diffегent internet
browseгs and I must ѕay this blog lοаԁѕ a lot quicker then most.
Can уou rеcommenԁ a goοԁ internet hosting provider at
a reаsonаble pгice? Thanks, ӏ appreciate it!


my blog ρost :: sfgate.com