quinta-feira, 13 de junho de 2013

Carta aberta aos interessados na Feira HQ

Olá, pessoal!

O Núcleo de Quadrinhos decidiu equiparar as premiações da 13ª Feira HQ e quem ganha é a categoria cosplay, agora com R$ 500 (quinhentos reais) para o primeiro colocado.


Na última semana o NQ presenciou debates entre seus integrantes e algumas pessoas a respeito de premiação e regras, em especial para o concurso de cosplay. Por isso, vale aqui algumas colocações.


As regras gerais e de uso de réplicas de armas brancas foram pensadas para a melhor convivência e segurança de todos no evento. De forma algumas elas impedirão que alguém deixe de participar da categoria cosplay, desde que atue com responsabilidade. Basta ler o edital. Temos que respeitar também o espaço físico e suas limitações. Mas nada é criado para prejudicar os participantes, pois o intuito é de apoiar a categoria, assim como as demais. Essa é uma palavra importante: apoio. Logo voltaremos a falar dela.


O NQ não possui preconceitos com nenhuma forma de representação artística, cultura pop e muito menos estilo de quadrinhos. Muito já foi dito sobre o evento privilegiar o comics norte americano, porém, o que se encontra na Feira HQ são palestras com professores universitários, quadrinhistas, escritores de literatura fantástica e, ora, dubladores de personagens de animês famosos, além de mesas de rpg, cardgames e jogos de videogame, sem mencionar shows com bandas locais e até apresentações teatrais. É uma programação bem diversificada.


Agora, a premiação. A Feira HQ existe como um apoio, como um incentivo aos produtores de quadrinhos e aos cosplayers. Mas alguns estão confundindo esses termos com financiamento. E acreditem, as coisas não funcionam dessa forma nem aqui e nem em muitos locais pelo Brasil a fora. Primeiramente, eventos culturais existem para proporcionar entretenimento as pessoas, logo, o primeiro motivo para participar dessas competições é por diversão. Vai e faz quem gosta. Depois, a grande maioria dos eventos possuem premiações simbólicas, nem sequer sendo em dinheiro. São HQs, certificados, medalhas e troféus. Se serão descartados ou utilizados como "peso de papel", infelizmente o evento não pode se preocupar com mentalidades assim. E por último, a quantia oferecida pela 13ª Feira HQ para o primeiro colocado na categoria cosplay está dentro do padrão oferecido por vários eventos reconhecidos no país e abaixo daqueles vinculados ao Campeonato Brasileiro de Cosplay, que são promovidos por empresas levam os vencedores a disputarem o mundial no Japão. Para mais detalhes, como conhecer esses eventos e suas premiações basta procurar no cosplaybr.com.br


Da mesma forma, os quadrinhistas não devem acomodar-se com premiações de eventos. O reconhecimento é um jornada longa e as exposições são apenas paradas temporárias. Basta falar do Troféu HQ MIX, o Óscar Nacional dos Quadrinhos. Um prêmio de loteria? Não, uma grande honraria que todo artista da nona arte deseja e investe muito esforço para isso. 


Com isso, esperamos que nossas intenções tenham ficado mais claras. Quer ser cosplayer ou quadrinhista profissional? Ótimo, vamos apoiar e reconhecer sempre que possível, mas é VOCÊ quem deve seguir em frente!
E não esqueçam: as inscrições para a 13ª Feira HQ vão até 23 de agosto!


Aguardem novidades, pessoal!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sucesso à feira. Espero poder comparecer para prestigiar.