LOCAL: THEATRO 4 DE SETEMBRO E CLUBE DOS DIÁRIOS. TERESINA-PI.
Evento patrocinado pelo Programa BNB e BNDES de Apoio à Cultura
Profissão: Desenhista
Cidade/ Estado de Origem: Fortaleza-CE
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Daniel Brandão descobriu seu caminho quando participou da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará. Lá publicou pela primeira vez na revista Pium, em 1995. Seu primeiro trabalho profissional foi com o Capitão Rapadura, criação do cartunista Mino. É o co-criador da revista independente Manicomics que faturou três prêmios HQ Mix. No ano 2000, Daniel estudou na Joe Kubert School, em Nova Jérsei. Lá, publicou na DC Comics e foi premiado pela Dark Horse. Fez diversos trabalhos para várias editoras e desenhou grandes personagens como Quarteto Fantástico e X-men em uma série de cards. Em 2009 foi um dos 50 artistas que participaram do projeto MSP 50 em homenagem a Mauricio de Sousa. Desde 1998 ministra aulas de desenho e quadrinhos no Estúdio Daniel Brandão de Quadrinhos e artes gráficas.
Nome: Élcio Sódré
Profissão: Dublador
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 28 e 29 de julho
Histórico: Élcio Sodré atua como dublador e diretor há mais de 20 anos, emprestando sua voz há vários personagens de desenhos animados, filmes e novelas. Entre os trabalhos mais conhecidos, Élcio consagrou-se como Shiryu de Dragão em Cavaleiros do Zodíaco e Issamu Minami do seriado japonês Black Kamen Rider. Em sucessos mais recentes, como Naruto, ele dubla o ninja Kakashi Hatake. Élcio dublou também atores como Jet Li e Sean Penn.
Nome: Sonia Bibe Luyten
Profissão: Professora
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: É Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Na Escola de Comunicações e Arte em 1972 iniciou o curso de Histórias em Quadrinhos, que permanece até hoje como pioneiro no mundo. De 1984 a 1999 ficou no exterior como professora convidada das Universidades de Estudos Estrangeiros de Osaka, Tóquio e Tsukuba, Japão, da Universidade Real de Utrecht, Holanda e Universidade de Poitiers, França. É autora dos livros Comunicação e Aculturação, O que é Histórias em Quadrinhos, Histórias em Quadrinhos – leitura crítica, Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses , Cultura Pop Japonesa: mangá e animê, capítulos em livros e centenas de artigos em jornais e em revistas. É colaboradora do site www.universohq.com. Foi Editora da Revista Quadreca e fundadora da Associação dos Amigos do Mangá na década de 1970, tornando-se ABRADEMI em 1984. Organizou em 1972 a primeira gibiteca e mangateca do Brasil na ECA/USP. Recebeu vários prêmios como: Troféu Romano Calise, na Itália, Prêmio HQ MIX, Prêmio MangaCom e Prêmio Angelo Agostini. Foi professora e Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos (2000- 2005). Foi Presidente do Troféu HQ MIX de 2008 a 2011.
Nome: Waldomiro Vergueiro
Profissão: Professor
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde atua como professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Membro do Conselho Consultivo e colaborador dos periódicos especializados International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta, além de contribuir para as matérias dos sites Omelete e Pop Corn. Organizador do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.
Nome: Gonçalo Junior
Profissão: Jornalista e escritor
Cidade/ Estado de Origem: São Paulo – SP
Período de Participação no Evento: 28 e 29 de julho
Histórico: Gonçalo Junior é jornalista, escritor e pesquisador nas áreas de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinhos. É autor de 19 livros. Iniciou a carreira de jornalista na década de 1980 como cartunista e roteirista de histórias em quadrinhos, além de produzir fanzines sobre o tema. Dentre eles, Quadrinhos Magazine (1984), Livre Cativeiro (1989) e Balloon (1991). Trabalhou nos jornais Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Hoje, Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo. Colaborou em importantes publicações como Playboy, Folha de S. Paulo, Bravo!, Entrelivros, Almanaque Abril, Trip, Revista Gol, Mais!, MAG, Dufry, Imprensa, A Tarde, Revista Izzo, Private Brokers, Revista Shopping Cidade Jardim, etc. Entre 2006 e 2010, editou desde o primeiro número a revista de cultura trimestral Personnalité, para clientes do Banco Itaú. Como escritor, ganhou três vezes o Troféu HQ Mix. O livro A guerra dos gibis foi escolhido o melhor livro teórico sobre quadrinhos em 2005.
Nome: Leonel Caldela
Profissão: Escritor
Cidade/ Estado de Origem: Porto Alegre – RS
Período de Participação no Evento: 26 a 29 de julho
Histórico: Leonel Caldela desde seus 13 anos joga RPG (Role Playing Game), sendo essa uma de suas inspirações que o levou a escrever. Antes de escrever para o cenário brasileiro Tormenta foi professor de inglês. Ao entrar na Editora Jambô, começou como tradutor, coisa que continua fazendo até hoje. Seu primeiro projeto “Solo” foi o livro “O Inimigo do Mundo”, o primeiro da Trilogia da Tormenta. Hoje já tem 5 livros lançados e pretende continuar nesse estilo de aventura, fantasia e ficção.
4 comentários:
Queria saber sobre horários e programação
Ainda estamos montando a programação. Não deve demorar muito e divulgaremos tudo. Mas acontecerá durante o dia inteiro da Feira, de 26 a 29 de julho.
vai ser muito massa
Ed benes vai participar?
Postar um comentário